Naturalidade e texturas são tendências em vitrinismo para o verão 2015
uma loja que não investe na vitrine deixa a desejar – e muito – no que diz respeito à conquista do cliente. Apostar somente no produto e não no ambiente onde ele será exposto é, na opinião do vitrinista Jeff Machado (Rio de Janeiro/RJ), como dar um ótimo presente sem embalagem. “Dá a impressão que faltou cuidado, interesse em agradar, apenas cumpriu-se o protocolo”, afirma.
O especialista considera que a vitrine é espaço de ousadia, próprio para exibir referências e informações que influenciaram o desenvolvimento da coleção. Já no caso de lojas multimarcas, o cuidado é redobrado, pois nem todos os elementos usados em roupas e calçados poderão ser empregados na ambientação e, sendo assim, a coerência entre decoração e produtos é essencial.
A arte do vitrinismo também exige a manutenção constante, orientada pelo calendário de datas comemorativas, pontos fortes de cada estação e variações de produtos. No caso da próxima temporada de moda, a primavera-verão, são datas a serem destacadas Natal, Reveillon, Carnaval e a chegada do alto verão.
Tendências para 2014/2015
As pesquisas do vitrinista mostram que as principais tendências em visual merchandising para o próximo verão são:
Hiperescala - focada na intensidade e incongruência
Rústico - que consiste no uso de materiais brutos, sem tratamento, ainda no seu estado natural, exaltando a sustentabilidade
Texturas - que investe em materiais que potencializam os estímulos sensoriais do cliente
Materiais Alternativos - explora a criatividade para ganhar a admiração do consumidor.
Hiperescala - focada na intensidade e incongruência
Rústico - que consiste no uso de materiais brutos, sem tratamento, ainda no seu estado natural, exaltando a sustentabilidade
Texturas - que investe em materiais que potencializam os estímulos sensoriais do cliente
Materiais Alternativos - explora a criatividade para ganhar a admiração do consumidor.
Iluminação
A iluminação está diretamente ligada à identidade da loja. Além da iluminação geral funcional, os efeitos podem derivar da luz dirigida, ou seja, aquela com foco que destaca o produto; ou da luz difusa, que é a iluminação mais abrangente.
“A luz deve mudar de acordo com a estação ou a decoração da vitrine, e a escolha é uma questão de gosto relacionado a todo um conjunto de fatores. É preciso entender sobre as variações de lâmpadas (refletoras, dicróica, halógenas e fluorescentes), as possibilidades de uso, benefícios e desvantagens do uso de cada tipo”, destaca Machado.
Harmonização
A exposição de roupas e acessórios dentro da mesma vitrine pode ser feita de três maneiras. Uma delas destaca os calçados e acessórios, enquanto o vestuário fica em segundo plano. A outra opção valoriza as roupas e coloca sapatos e acessórios como complementos. É possível, ainda, compor looks sem definir quem é o protagonista, deixando a cargo do cliente prestar atenção naquilo que lhe interessa mais no momento.
Naturalidade de verão
Para acertar no visual merchandising da moda para o calor, existem peças-chave. , entre elas, os elementos naturais, como palhas, cipós, tramas, cestos, madeiras. “Os pares de calçados podem ser colocados em suportes de madeira ao lado de manequins, assim como bolsas, colares e brincos”, explica.
Pedras também são interessantes, principalmente aquelas cortadas como peças de cerâmica. Nesta composição, o chão pode ser coberto por elas, ou conter apenas algumas unidades servindo de palco para acessórios.
Tropical ou florida
Recorrer ao verde exalta a tropicalidade, a floresta, jardins e parques. Plantas naturais são bem-vindas, desde que próprias para sombra, com os devidos cuidados. Folhagens artificias pedem atenção: há uma linha tênue entre o elegante e o brega.
Seguindo a linha floral, forrar a vitrine com estampas do gênero é uma boa pedida. E Machado dá a dica: quanto menor o tamanho da flor, maior vai parecer a vitrine. Faça um jardim, coloque vasinhos, vasos, instrumentos de jardinagem. Gaiolas com flores também são recomendadas.
Estilizadas
Para uma ambientação retrô, use bustos, tvs, rádios, cadeiras. “Cuidado para não deixar o ambiente escuro e nada de tapetes; ninguém quer se aquecer no verão, a história é se refrescar”, enfatiza o especialista.
Conchas, cordas, bóias, âncoras, pranchas e miniaturas de barcos compõem uma vitrine ao estilo navy ou praiano.
O brilho pode ser resgatado por meio de tecidos brilhosos durante as festividades de final de ano. Já as plumas ficam restritas ao Carnaval.
A decoração provençal é um clássico das vitrines e ambientes internos de loja. O uso de madeira na cor branca levemente desgastada acaba sendo a saída para quem prefere não ousar.
Cores de destaque
A cor mais quente da temporada é o laranja. Também ganham foco variações de azul, tons pastel e verde-folha. “O uso de uma cor na vitrine é fundamental, pois faz com que o consciente comunique-se com o subconsciente e atravesse a barreira da linguística, seduzindo o consumidor para além da exposição do produto”, detalha o consultor.
Já imaginou fazer uma vitrine toda azul ou toda laranja? Forrar chão e paredes, cubos, suportes, inserir objetos e, quem sabe até mesmo, pintar manequins da cor da estação vai causar impacto.
O que evitar
Devem ficar fora da lista de elementos de uma vitrine de verão, o veludo, pele, couro e cores escuras em móveis e objetos. “Cuidado também com o uso de adesivos; restrinja sua aplicação apenas a palavras, cores lisas ou estampas. Desenhos e reproduções de paisagens não são as
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