Dilma celebrou o documento oficial da
Rio+20, classificando-o como "um grande avanço, um vitória". O texto, porém, foi aprovado às pressas sob o comando da delegação brasileira nos primeiros dias da conferência e provocou críticas entre ambientalistas e ONGs. Acompanhe aqui o discurso da presidente e de outras autoridades, transmitido pela ONU neste link http://webtv.un.org/live-now/watch/rio20-plenary-meetings-see-schedule-for-more-details/1685917483001.
10h57 - "Esta é uma ocasião histórica", diz Patriota, completando que a Rio+20 é uma oportunidade única, 20 anos depois da Eco-92, para que os chefes de governo e Estado olhem para o futuro e tomem medidas pelo desenvolvimento sustentável.
10h54 - Dilma afirma que expressará a posição brasileira sobre os temas debatidos na Rio+20 na sessão plenária da parte da tarde. Patriota é chamado.
10h53 - "Nessa breves palavras quero agradecer o mandato que acabaram de me conferir. A expressiva liderança mundial que hoje acorre ao Rio indica o compromisso dos Estados com a complexa e urgente agenda do desenvolvimento sustentável", diz Dilma, dizendo-se certa de que a Rio+20 atingirá seus objetivos.
10h52 - "Agradeço a todos os presentes a eleição como presidente da conferência", inicia Dilma.
10h51 - Dilma é chamada para fazer a abertura da Rio+20.
10h49 - Segundo Ban Ki-moon, há consenso entre todas as delegações que Dilma seja a presidente da conferência. Os aplausos confirmam a informação - e Dilma na presidência. O chanceler Antonio Patriota será o vice-presidente e vai liderar as plenárias na ausência de Dilma