Pele perfeita em 4 semanas
Parece impossível? Experimente seguir nosso roteiro e consiga um rosto radiante
Trinta dias: este é o tempo que você precisa para resgatar o brilho, a saúde e a vitalidade da pele. “Nesse período, as células cutâneas se renovam completamente”, diz o dermatologista e professor da UCLA Howard Murad, dos Estados Unidos. Aproveite então para cuidar dela da maneira apropriada, enquanto novas células estão se formando: é preciso comer direitinho, apostar nos cosméticos certos, atacar rugas e manchas e uniformizar o tom. Ao final de um mês, o resultado vai estar, literalmente, na cara. Faça o teste!
1ª SEMANA - Ajuste seu cardápioJá ouviu a frase “você é o que você come”? Pois ela é pura verdade: para uma pele saudável, comece incluindo frutas, vegetais, proteínas, grãos integrais e gorduras “do bem” na sua dieta.
> Frutas e vegetais (no mínimo 3 porções de fruta, pelo menos 5 de vegetais. Uma porção equivale a uma fruta média inteira, 1 xícara de uva, 1/2 xícara de fruta em pedaços, 1/2 xícara de vegetais picados ou 1 xícara de folhas verdes). Essenciais, esses alimentos são fonte poderosa de antioxidantes (que protegem a pele e evitam o envelhecimento precoce) e água, que ajuda a manter a hidratação.
> Grãos integrais (4 a 8 porções por dia. Uma porção equivale a 1 fatia de pão ou 1/2 xícara de cereais ou grãos). A casca de alimentos como arroz integral, quinua e amaranto, além de derivados da soja, contém nutrientes que estimulam o organismo a produzir glicosaminoglicanas. Elas, por sua vez, ajudam na formação do colágeno e da elastina.
> Proteínas (4 a 6 porções diárias. Uma porção equivale a 1 ovo, 85 g de peixe ou carne, 1/2 xícara de tofu ou feijão). Alimentos ricos em proteína também são cruciais na formação de colágeno e elastina. O ovo ainda contém lecitina, que ajuda a fortalecer a membrana celular, deixando-a mais resistente a agressões externas.
> Gorduras (3 a 4 porções. Uma porção equivale a 1 colher de chá de óleo, 6 frutas oleaginosas, ou 1 colher de sopa de linhaça). Gorduras insaturadas ajudam a manter a pele elástica e hidratada na medida ideal. Não fuja delas!
> Água (8 copos de 300 ml por dia). “Cerca de 70% do corpo é composto por líquidos, e nossas células precisam estar sempre hidratadas para funcionar direitinho. É fácil notar que a pele ca opaca e sem vida em quem não tem o hábito de beber bastante água”, diz a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro. “Evite beber o líquido em horários muito próximos ao almoço, ao jantar e antes de dormir, para que o sono não seja interrompido por idas ao banheiro”, aconselha.
> Suplementos. “Eles ajudam, e muito, na melhora da aparência e da saúde em geral. No entanto, é preciso sempre procurar orientação médica antes de começar a tomá-los. Só um especialista pode indicar a dosagem segura para cada um”, diz a médica. Os nutrientes que ela recomenda são: vitaminas A, C e E, beta-caroteno, coenzima Q10, silício, selênio, cobre, manganês, colágeno, zinco e licopeno.
2ª SEMANA - Vá às compras Monte seu arsenal particular de cuidados diários. confira a lista dos itens que devem fazer parte da sua rotina:
> Sabonete facial suave. Nada de lavar o rosto com sabão comum. Procure um adequado ao seu tipo ou aposte nos especí cos para pele sensível ou antissépticos, com ingredientes como aloe vera e triclosan.
> Protetor solar. Este é um dos produtos mais importantes para manter a beleza da pele por mais tempo. Ele deve ser usado todo dia, chova ou faça sol. “Mesmo em dias nublados, a radiação UVA atravessa as nuvens e causa danos à pele”, diz a dermatologista Marcela Studart, do Rio de Janeiro. Além disso, a luz branca da tela do computador também pode manchar o rosto. “Cada 8 horas em frente ao aparelho equivalem a cerca de 2 minutos de exposição ao sol”, completa a médica. Parece pouco? Multiplique esses dois minutinhos pelo total de dias, em um ano, que você passa teclando. O estrago pode ser grande. Proteja-se!
> Antioxidantes. Eles neutralizam o efeito malé co dos radicais-livres, que contribuem para o envelhecimento. “Alguns dos antioxidantes mais comuns são as vitaminas C e E, chá verde, idebenona e a coenzima Q10”, enumera Marcela. Eles podem ser usados em cremes ou séruns, todos os dias, tanto de manhã quanto à noite. Quem procura praticidade pode apostar em um produto 3 em 1, que hidrate, proteja do sol e tenha antioxidantes na fórmula.
> Creme noturno. Durante o sono, o corpo trabalha na renovação celular. Por isso, este é o momento ideal para agirem certos ativos que compõem os cremes noturnos. “Além disso, estes cosméticos geralmente possuem ácidos, que deixam a pele muito sensível em contato com o sol”, completa a médica.
> Creme para a região dos olhos. Esta área envelhece antes do resto da face por ser mais na e ter menos glândulas sebáceas (que ajudam a manter a elasticidade e a hidratação). “Além disso, requer cuidados especí cos, pois cremes comuns podem ter componentes que irritam os olhos”, explica a dermatologista. Geralmente o uso deste tipo de produto é indicado a partir dos 25 anos.
> Demaquilante. Deve ser usado todos os dias, antes do sabonete, para retirar maquiagem e impurezas que se acumulam sobre a pele durante o dia.
3ª SEMANA - Uniformize o tom É hora de resgatar a luminosidade natural e deixar a pele cheia de vitalidade. conheça as opções:
> Peelings. Eles descamam a superfície cutânea, estimulando o nascimento de uma camada novinha em folha, mais lisa e clara. Os mais comuns são os de ácido salicílico, glicólico ou retinoico. “Ao descamar a pele, o peeling estimula o colágeno, provocando renovação celular”, explica a dermatologista Shirlei Borelli no livro
Até 120 anos... (Ed. Senac). São realizados no consultório, a cada 1 ou 2 meses.
> Ácidos. Assim com os peelings, os ácidos em formulações cremosas ou em gel estimulam a renovação celular e devem ser prescritos por um dermatologista. Os mais indicados são o retinoico, glicólico, kójico ou fítico. “É possível associá-lo a uma substância chamada hidroquinona, que ajuda a clarear pequenas manchas”, diz a médica Marcela Studart.
> Esfoliantes. Para uma renovação celular menos potente, feita em casa, aposte nestes produtos. “Use um indicado para o seu tipo de pele, uma vez por semana”, sugere a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.
> Cremes clareadores. Podem diminuir a pigmentação, pois contêm ativos que inibem a liberação de melanina. Mas o tratamento é longo e raramente tem resultado 100% eficaz.
4ª SEMANA - Suavize rugas Não é preciso apelar para cirurgias. conheça boas opções para amenizar os sulcos.
> Pode comemorar: se você seguiu à risca todas as recomendações, já deve ter notado melhorias. Concentre os esforços agora em minimizar rugas e linhas de expressão. Para uma solução a jato, aposte nos preenchedores de rugas. “Eles não substituem o procedimento em consultório, mas hidratam intensamente”, diz a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo. A aparência lisinha é conseguida por um efeito ótico: partículas que re etem a luz fazem a ruga parecer menos profunda. Pode ser usado diariamente por quem passou dos 30 e tem linhas finas