Ioga para mulheres: aprenda a exercitar o corpo e a mente
Elas procuram a Ioga para se conhecer mais, exercitar corpo e mente e até mesmo para combater a falta de apetite sexual.
Tempo de Mulher
Ioga para mulheres: aprenda a exercitar o corpo e a mente
Como você se considerada no dia a dia? Uma mulher agitada ou preguiçosa? Decidida ou autêntica? Ou mãe ou esportista? É daquelas mulheres cheias de compromissos e o trabalho exige muito de você? Praticar ioga traz benefícios para o corpo e para a mente. "Por meio da ioga é possível definir uma postura que irá beneficiar estilos diferentes de vida”, explica a professora de Yoga Integral Wal Nunes, do Studio Yoga Integral.
Os efeitos da prática são muitos. Desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura, dá agilidade, além de ampliar a capacidade pulmonar e fortalecer o sistema cardiovascular. A ioga também reduz o estresse do dia a dia, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.
Os efeitos, assegura a professora, dependem muito do indivíduo. "Algumas pessoas notam um resultado imediato, outras precisam de mais tempo", explica. Além disso, os benefícios dependem da regularidade com que a pessoa pratica. "As posições podem ser praticadas uma vez por semana, mas a pessoa perceberá melhor resultado se praticar, no mínimo, três vezes por semana", avalia Wal.
IOGA E MULHERES: CONFIRA 7 POSTURAS PARA ESTILOS DE VIDA DIFERENTES
Não há restrição de idade, mas uma pessoa que apresenta problemas na coluna ou problemas de mobilidade, por exemplo, só deve realizar a atividade acompanhada de um professor e com atestado médico. Para as mulheres há a questão peculiar da menstruação e a professora de Ioga recomenda que, durante o período menstrual, elas evitem uma prática mais intensa e procurem realizar os alongamentos de forma bem sutil.
E quais aspectos as mulheres mais desejam melhorar quando resolvem encarar a Ioga? "Elas querem se conhecer melhor, exercitar corpo e mente, praticar o alongamento e diminuir o estresse que muitas vezes causam insônia, insatisfação, depressão e até mesmo a falta de interesse sexual", destaca a professora que, com base em sua experiência, elaborou as posições específicas para perfis diferentes de mulheres.