Consumidor tem direito a abrir conta em banco sem pagar tarifas
Pacote essencial deve ser oferecido ao cliente pelos bancos, mas isso não acontece
Uma resolução do Banco Central, de 2008, garante o direito do consumidor em ter uma conta em qualquer banco sem que lhe seja cobrado taxas. Com isto, todos os bancos devem oferecer ao cliente a opção da conta corrente com o pacote essencial de serviços, que inclui: cartão de débito, dez folhas de cheque, quatro saques e dois extratos por mês, além de outros benefícios. Porém, apesar de obrigatório, o produto não é divulgado pelas agências.
O Instituto de Defesa ao Consumidor, IDEC, fez uma pesquisa em seis dos principais bancos do país e comprovou: nenhum deles oferece, em um primeiro momento, a possibilidade de abertura de uma conta corrente sem cobranças de tarifas.
A Caixa Econômica Federal e o Itaú atenderam rapidamente o pedido; o Bradesco e o Santander tentaram vender outro pacote, mas fizeram a mudança; o Banco do Brasil e o HSBC não concordaram com a conversão
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